quarta-feira, 11 de julho de 2012

"VIOLETA FOI PARA O CÉU"






A luz do cinema ascende e você está ali sentado, petrificado, olhando para a tela.. Então um pensamento corre sua cabeça: você é um idiota e que somente você está assim, parado. Mentira, o cinema todo está, as outras pessoas estão esperando na verdade alguém que tenha coragem de se levantar, você está fazendo a digestão do filme que acabou de assistir ou então pelo menos tentando.

Esse filme é “Violeta foi para o Céu”, de Andrés Wood, o mesmo diretor de “Machuca” (2004), conta a historia da mais conhecida cantora chilena e foi a primeira artista latino-americana a expor no Museu do Louvre em Paris, além de responsável pelo resgate da cultura Chilena. O filme não segue uma linha logica, passa pela infância conturbada, pelo casamento estranho, pela morte do seu bebe e pelo seu novo amor, esse devastador. O Filme é baseado no livro do filho artista, Ángel Parra e seu diretor Andrés Wood consegue não a penas contra uma historia de uma artista que vai da vida até a morte, mas de uma mulher, humana, viva, mãe, esposa.





Violeta era uma mulher a frente do seu tempo e apaixonada pela sua arte e pelo seu povo, ela era atriz, cantora, artesã, pintora era o que quisesse ser, dizia que vinha tudo da cabeça e dessa cabeça criava tantas outras coisas, era forte e fraca ao mesmo tempo. A atriz que a interpreta é a Francisca Gavilán, essa que tem a grande sensibilidade de tentar ao menos chegar ao ponto de tocar nessa alma, Gavilán se entrega de corpo e alma para o papel Violeta Parra, para isso passou por uma física para se aproximar da personagem real, com maquiagem, figurinos e afins, se comprova que ela é Violeta Parra mas é densidade que a atriz d[á ao seu personagem que fez de tão verdadeira a forma que ela nos mostra Violeta até mesmo quando canta as musicas de Violeta Parra onde aprecem que são de sua própria autoria. Violeta era apenas uma mulher, mas uma mulher de verdade, seu diferencial era ser autentica. Ela morre e morre por que sabia que tinha que morrer.

As imagens que o filme emprega e a atenção que ele conquista são memoráveis, além da trilha sonora apaixonante. Esse filme vem para romper mais uma vez o preconceito que temos com o cinema latino, temos que assistir filmes chilenos, argentinos, peruanos. Simplesmente um filme que deve estar na memoria de todas as pessoas que habitam essa terra é apenas minha opinião sobre o filme, uma critica, uma paixão, afinal esse blog é para um maluco escrever o que vem na sua cabeça e obrigado a Ariane Kraut sem ela nada seria possível, né?

(Eu não esqueci, faltam 12 dias para a promessa acabar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário